Alunos do Centro Universitário Anhanguera de Santo André começam a se apresentar em escolas, a partir do '' Dia do Ensino Responsável ''. O projeto faz parte de um trabalho desenvolvido junto a faculdade e orientados pelos professores, desenvolvendo atividades educativas e culturais.
Através deste projeto da faculdade surgiu a Formação do Grupo ''ContaRisos De Histórias'' que de maneira poética, teatral e educativa faz da contação de história uma brincadeira na qual se aprende brincando.
Através deste projeto da faculdade surgiu a Formação do Grupo ''ContaRisos De Histórias'' que de maneira poética, teatral e educativa faz da contação de história uma brincadeira na qual se aprende brincando.
Este projeto conta com diversas atividades sócio-educativas e de caráter pedagógico e é desenvolvida de acordo com a necessidade literária e pedagógica da escola.
A literatura através do ''contariso de história'' , incentiva a criança a ler, e conhecer novas obras literárias, incentivando a criança a leitura, trabalhando a leitura e a escrita de maneira prazerosa para a criança desenvolvendo o lúdico, explorando a formação da consciência de mundo das crianças e jovens, e nada melhor que futuros educadores para fazer isso.
"a verdadeira evolução de um povo se faz ao nível da mente, ao nível da consciência de mundo que cada um vai assimilando desde a infância. Ou ainda não descobriram que o caminho essencial para se chegar a esse nível é a palavra. Ou melhor, é a literatura – verdadeiro microcosmo da vida real, transfigurada em arte.'' (Coelho, 2000 )
Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à Tecnologia da Informação e Comunicação, e o quanto a era da informática se faz presente em nosso dia a dia e no dia a dia das crianças, trazer o diferente é uma forma de reinventar e repensar a forma de educar.
Em meio a tais transformações, emerge uma reflexão sobre o papel da educação e do ensino, pois é nessa área que se baseiam ou surgem novos princípios ordenadores da sociedade, em decorrência da possibilidade que ambos têm de formar uma nova mentalidade ou a consciência de mundo, e cabe aos professores transformarem a educação de maneira que favoreça a criança como um todo.
Essa intervenção literária impulsiona e estimula o exercício da mente, a possibilidade da reflexão e percepção entre o mundo real e o imaginado, a elaboração da consciência de si e do outro, a criticidade em relação à leitura do mundo, a língua como forma de expressão verbal significativa e consciente
A escola deve proporcionar ao ser em formação o autoconhecimento e o acesso ao mundo da cultura. E através de iniciativas como está, faz com que refletimos sobre o quão importante é tais iniciativas, e o quão precário e escasso são essas iniciativas no brasil, que além de proporcionar diversas ações educativas e literária, ainda diverte.
Regiane Oliveira, é umas das responsáveis pelo grupo ''Contariso de Histórias'' sair do papel, já que é a primeira a acreditar, no potencial de seus alunos e incentiva-los a levar o projeto para outras escolas.
Regiane Oliveira, é umas das responsáveis pelo grupo ''Contariso de Histórias'' sair do papel, já que é a primeira a acreditar, no potencial de seus alunos e incentiva-los a levar o projeto para outras escolas.
A escola é considerada um espaço privilegiado para impulsionar mudanças significativas na sociedade, pela responsabilidade que lhe é atribuída para a formação do indivíduo. Da mesma forma, os estudos literários impulsionam e estimulam o exercício da mente, a possibilidade da reflexão e percepção entre o mundo real e o imaginado, a elaboração da consciência de si e do outro, a criticidade em relação à leitura do mundo, a língua como forma de expressão verbal significativa e consciente, evidenciada por Coelho (2000, p.16) como imprescindível.
Referências
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da Literatura Infantil/Juvenil. Das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 5ed. Barueri, SP: Manole, 2010.
Vinícius e equipe , adorei o blog e o trabalho realizado , parabéns .
ResponderExcluirEssa atividade pode ajudar muito a atividade colaborativa da disciplina de Literatura infantil . Aproveitem !!!
Profa. Tutora Cristina de Moraes
Que bom Professora ! Fico muito feliz que agradamos !
ResponderExcluir