quinta-feira, 16 de maio de 2013

PROJETO FRUTAS



JUSTIFICATIVA:
     - O propósito deste Projeto da Fruta é oferecer ás crianças oportunidades para descobrirem a importância das frutas em nosso organismo (corpo) e que devemos ter uma boa alimentação enriquecida de muitas frutas, para crescerem fortes e saudáveis.


OBJETIVOS GERAIS:
-Estimular e valorizar a importância da ingestão de frutas para o bom funcionamento do corpo humano;
-Desenvolver a capacidade de relacionar as informações sobre as vitaminas encontradas em cada fruta trabalhar:


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-  Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de frutas;
-  Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de
uma alimentação variada;
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;
- Ampliar o vocabulário.

PÚBLICO ALVO:

-Todos os educando do ciclo I nível III.

DURAÇÃO:
- Um mês
       
ÁREAS:

Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade

Linguagem Oral

-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, para a saúde, a necessidade de higienizarmos as frutas.
-Histórias: Diferentes histórias de frutas,
-Músicas em CD:  Saladinha, A dança dos 40
limões, meu limoeiro e outras
 -Brincadeiras
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Grupo: Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
Teatro de fantoches das frutas

MATEMÁTICA

Jogo de dado de frutas. Jogar dado e falar a quantidade de frutas.
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas da mesma cor, etc.

Artes

Fazer maçã de papel crepom
 Alinhavo
Massinha ou argila para modelar frutas
Várias frutas de diferentes tamanhos para classificar.
Saquinhos classificatórios com cores :  frutas
 crianças colocam de acordo com a classificação.
Trabalho com os pais
Participar com pesquisa.

PRODUTO FINAL

Finalizares com um baile havaiano, no qual construiremos as fantasias com os educando.

Referencia Bibliográfica
www.cec.coc.com.br/infantil

Projeto - Pesquisa sobre insetos

Projeto - Pesquisa sobre insetos



Objetivos
Conhecer o modo de vida e as características dos insetos.
Pesquisar em diversas fontes, como livros e revistas.
Conteúdos
Características dos insetos, nomes científicos e classificação animal.
Observação e registro.
Comunicação oral de informações.
Tempo estimado:
Três meses.
Material necessário:
Lápis de cor, folhas brancas, documentário sobre o inseto, desenhos animados e histórias infantis em que eles sejam personagens, revistas, livros especializados, canetas, lápis, sacos plásticos transparentes, recipientes inquebráveis, placas de isopor, alfinetes, insetos, folhas, água, algodão, álcool, forma de assar, caixa de papelão retângula, naftalina, cartolina e pasta.
Organização de sala
Reúna as crianças em roda durante as conversas e a leitura e em grupos para a pesquisa e produção escrita.
1ª Etapa
Faça uma avaliação inicial perguntando para as crianças o que sabem sobre o tema a pedido que desenhem o que conhecem. Observe o que eles sabem sobre morfologia, alimentação e hábitos dos insetos. Examine as informações que provem da observação dos bichos ou de representações em livros ou em desenhos animados. Esses últimos, muitas vezes não são fieis a realidade. Escolha com as crianças os tipos que serão estudados, evitando os que causam perigo.
2ª Etapa
Leia revistas e livros especializados em voz alta e reserve dois dias para a exibição de um documentário e um desenho animado. Apresente em seguida, livros de literatura infantil que tenha insetos como personagens, comparem com os textos informativos para corrigir e confirmar as ideias iniciais. Para orientar a pesquisa, crie uma ficha para cada bicho, que deve ser preenchida com os seguintes dados:
Estrutura física, habitat, alimentação, reprodução, ciclo de vida e importância ou danos ao meio ambiente. Tire copias e distribua para as crianças. Reproduza essa estrutura de registro no quadro e peça que a garotada preencha as lacunas.
3ª Etapa
Solicito que as crianças coletem insetos em casa, orientando-as a colocá-los em sacos transparentes ou em recipientes inquebráveis com furos, incentive-as também a caçar alguns no jardim da escola.
Em sala, transfira os bichinhos para potes de vidro e os alimente, baseando-se nas pesquisas sobre os hábitos alimentares.
4ª Etapa
Para montar o inventário é preciso matar os bichos e secá-los. Primeiro, coloque um chumaço de algodão umedecido em álcool dentro de cada pote de vidro durante duas horas.
Os animais devem ser colocados sobre uma placa de isopor e ela dentro de uma forma. Leve ao forno durante 15 minutos, a uma temperatura de 18°C com aporta um pouco aberta, os menores como cupim podem ser colocados no sol por duas ou três horas. Depois de seco, remova-os com um alfinete espetando o tórax, para outro isopor colocando em uma caixa de papelão com bolinhas de naftalina para evitar fungos, bactérias e ataques de predadores. No caso dos menores, use apenas cola para fixá-los e identifique-os com nome cientifico, habitat, ciclo de vida e tipo de reprodução.
Produtos finais
Insetário.
Livro informativo.
Seminário
Monte junto com as crianças um livro sobre o projeto. Para o livro, sugira que elas mesmas desenhem os insetos junto às escritas e os relatórios em uma pasta (se possível, mande encadernar).
Marque uma data para que as crianças socializem os conhecimentos com os colegas, os familiares e a comunidade, montando uma exposição e ensaiando com elas a apresentação. Divida a classe em grupos de modo que cada um se responsabilize pela explicação de um inseto. Oriente a elaboração de cartazes com desenho e informações sobre os bichos pesquisados. Deixe exposto o livro e o insetário.
Avaliação
Registro em fichas individuais comentários feitos durante as atividades. Compare também os desenhos iniciais com ilustração final dos cartazes. Observe o que os pequenos aprenderam no dia do seminário e se sabem responder as questões dos convidados.