quarta-feira, 17 de abril de 2013

Projeto Família x Escola


PROJETO FAMÍLIA E ESCOLA


1-TEMA: A FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.
2-SUBTEMAS: FAMÍLIA, ESCOLA, CRIANÇA.
3-JUSTIFICATIVA:
              A família possui papel primordial na construção dos valores que serão incorporados pela criança. Conseguir trazer a família para a escola ampliara os conceitos formulados pela criança e abrira espaço para que cada família apresente sua cultura pessoal.
              O envolvimento deles no ambiente escolar nos dias atuais é considerado componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
             O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
4-OBJETIVO GERAL:
               Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima e apresentar ferramentas para promover a formação de pensadores, educar a emoção, expandir os horizontes da inteligência e produzir qualidade de vida.
5-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
-Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
-Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
-Trabalhar o lógico - matemático lingüístico e produção de textos coletivos;
-Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
-Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
-Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
6- DESENVOLVIMENTO:
-Conversação;
-Filmes;
-Histórias;
-Músicas;
-Passeio na casa dos alunos;
-Promover jogos;
-Piquenique;
-Conversação sobre a família;
-Origem do nome;
-Álbum do nome;
-Pesquisa da família montando a árvore genealógica;
-Trazer fotografias da família;
-Corpo humano;
-Cuidado com as coisas alheias.
7- METODOLOGIA:
-Adaptar filmes sobre a família;
-Trabalhar histórias literárias, músicas, teatro e conto partindo do tema;
-Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
-Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
-Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno;
-Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
8-CONTEÚDOS:
-Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares; - Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problema-História e Geografia: árvore genealógica, comparar fotos passadas e atuais da criança /escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno; - Ciências; higiene e corpo humano;
-Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.
9- ATIVIDADES:
-Releitura de filme sobre a família;
-Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história e leituras;
-Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
-Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
-Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
-Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc.);
-Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.

10-AVALIAÇÃO:
               Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente. Os alunos serão avaliados de forma diagnóstica, processual e paralela, através do interesse apresentado de cada aluno. Sua participação, criatividade, cooperação, trabalhos individuais (provas), trabalhos coletivos, conhecimentos adquiridos. A avaliação acontecera a todo o momento.

2 comentários: