PROJETO FAMÍLIA E ESCOLA
1-TEMA: A FAMÍLIA NO
AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.
2-SUBTEMAS: FAMÍLIA,
ESCOLA, CRIANÇA.
3-JUSTIFICATIVA:
A família possui papel primordial
na construção dos valores que serão incorporados pela criança. Conseguir trazer
a família para a escola ampliara os conceitos formulados pela criança e abrira
espaço para que cada família apresente sua cultura pessoal.
O envolvimento deles no ambiente escolar nos dias atuais é considerado
componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e
para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma
função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família
procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de
aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
4-OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo
no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como
parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o
fortalecimento da auto-estima e apresentar ferramentas para promover a formação
de pensadores, educar a emoção, expandir os horizontes da inteligência e
produzir qualidade de vida.
5-OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-Valorizar dentro do
ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
-Promover a integração
entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
-Ressaltar a
importância da afetividade na escola e na família;
-Trabalhar o lógico - matemático
lingüístico e produção de textos coletivos;
-Orientar os alunos sobre
os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
-Adotar atitudes de
solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
-Aprender a resolver
conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
6- DESENVOLVIMENTO:
-Conversação;
-Filmes;
-Histórias;
-Músicas;
-Passeio na casa dos
alunos;
-Promover jogos;
-Piquenique;
-Conversação sobre a
família;
-Origem do nome;
-Álbum do nome;
-Pesquisa da família
montando a árvore genealógica;
-Trazer fotografias da
família;
-Corpo humano;
-Cuidado com as coisas
alheias.
7- METODOLOGIA:
-Adaptar filmes sobre a
família;
-Trabalhar histórias literárias,
músicas, teatro e conto partindo do tema;
-Discutir o desempenho
de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
-Fazer mural da família
(com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares,
ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
-Trabalhar a
auto-estima e a responsabilidade de cada aluno;
-Trabalhar com os
conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
8-CONTEÚDOS:
-Linguagem oral e
escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras
relacionadas com o tema, leitura de textos complementares; - Lógico-matemático:
contagem de letras, gravuras e situações-problema-História e Geografia: árvore
genealógica, comparar fotos passadas e atuais da criança /escola e criança/
família, localização da escola em relação da residência de cada aluno; -
Ciências; higiene e corpo humano;
-Ensino Religioso;
confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o
respeito ao próximo.
9- ATIVIDADES:
-Releitura de filme
sobre a família;
-Utilizar recortes e
desenhos livres, partindo de história e leituras;
-Trabalhar os diversos
tipos de moradias, através de histórias e visitas (casa dos alunos) ou de
recortes de revistas;
-Pedir para os alunos
que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
-Recorte de revistas ou
fotos da família para montar um mural sobre o tema;
-Partindo do tema
higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de
higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra
começa..., quantidade de letras etc.);
-Trabalhar vários
textos coletivos a partir do tema do dia.
10-AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros,
de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno,
individual e coletivamente. Os alunos serão avaliados de forma diagnóstica,
processual e paralela, através do interesse apresentado de cada aluno. Sua
participação, criatividade, cooperação, trabalhos individuais (provas),
trabalhos coletivos, conhecimentos adquiridos. A avaliação acontecera a todo o
momento.
show
ResponderExcluirlegal esse post, vou fazer algo nesse estilo para a escola periodo integral zona norte sp, bacana o blog
ResponderExcluir