quinta-feira, 25 de abril de 2013

Plano de Aula: Alfabeto


Ano/Turma: 1ºA

Área de Conhecimento: Língua Portuguesa/Alfabetização;


Conteúdo: Letras do Alfabeto/ Relação Letra-Som;


Objetivos:


Lembrar-se das letras do alfabeto e saber nomeá-las;
Construir um alfabeto ilustrado para ser fixado na parede da sala;
Identificar as letras iniciais de algumas palavras com as letras do alfabeto;
Relacionar as letras iniciais de nomes de colegas da turma com as letras do alfabeto.


Procedimentos Metodológicos:


Como esta será minha primeira aula com essa turma, iniciarei explicando a nova organização espacial da sala: as carteiras ficarão em círculo, pois o circulo facilita a visualização do professor, e coloca o foco de atenção das crianças na explicação das atividades. Tentarei dispor as crianças com mais dificuldades ao lado das crianças com menos dificuldades, tendo em vista que isso faz com que uma incentive a outra a fazer e a prestar atenção em responder o que será questionado, além de possibilitar que a auxílio mútuo entre as crianças.


Após, conversar com os alunos sobre os combinados, explicar sobre os combinados e questionar se todos estão de acordo, enfatizando o cuidado com os materiais. Além disso, elaborar uma estratégia para chamar a atenção de todos em momentos de desordem e enfatizar este combinado.


Para iniciar a atividade, irei escrever as letras do alfabeto no quadro, em caixa alta, com a ajuda dos alunos. Esta aula será uma retomada de aulas já trabalhadas pela professora regente da turma. Em seguida, explicarei o que é o alfabeto e solicitarei que todos repitam o alfabeto 2 vezes.


Depois desse momento, explicarei que existem vogais e consoantes e repetirei o alfabeto ressaltando a diferença que existe entre as vogais e as consoantes; Para construir o alfabeto ilustrado que será fixado na sala de aula, levarei imagens em folha A4 que iniciem com a letra do alfabeto e colocarei a inicial no início da página e o nome do objeto no final da página, em letra caixa alta, como segue abaixo o esboço:


à (FIGURA) à APONTADOR


Entregarei e explicarei aos alunos para que os mesmos pintem; Depois da pintura, farei a seguinte dinâmica perguntando aos alunos:


- Quem está com o desenho da letra A? (Professora)


- Eu (Criança).


- A Maria Luiza! (Outras crianças, pois estão em círculo e estarão observando o material uns dos outros.)


- Então, Maria Luiza, qual é o nome do objeto que está com a letra A? (professora)


- Apontador. (Maria Luiza)


Nesse momento, ressaltarei o nome do objeto e a letra com que o mesmo inicia. Farei isso com todas as letras, sempre fazendo relação com os nomes dos alunos.


Finalizarei a atividade colando o alfabeto pintado na parede em cima ou abaixo do quadro de giz.


Após o recreio/intervalo, entregarei uma folha xerocada para que os alunos desenvolvam a atividade. Os alunos terão que escrever no quadrado a letra inicial da imagem e nas linhas nomes de colegas da turma que também iniciem com a letra, como no exemplo abaixo:


(FIGURA) à _____ (LETRA INCIAL)


à ______________ (NOME COLEGA)


à ______________ (NOME COLEGA)


Recursos: Alfabeto ilustrado com imagens, a letra inicial e o nome da imagem, em folha A4; Folhas de atividades xerocadas; giz; quadro negro; lápis de cor; fita crepe.


Avaliação: a avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, observando a participação e o entendimento dos alunos sobre o conteúdo trabalhado.