quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto - Pesquisa sobre insetos

Projeto - Pesquisa sobre insetos



Objetivos
Conhecer o modo de vida e as características dos insetos.
Pesquisar em diversas fontes, como livros e revistas.
Conteúdos
Características dos insetos, nomes científicos e classificação animal.
Observação e registro.
Comunicação oral de informações.
Tempo estimado:
Três meses.
Material necessário:
Lápis de cor, folhas brancas, documentário sobre o inseto, desenhos animados e histórias infantis em que eles sejam personagens, revistas, livros especializados, canetas, lápis, sacos plásticos transparentes, recipientes inquebráveis, placas de isopor, alfinetes, insetos, folhas, água, algodão, álcool, forma de assar, caixa de papelão retângula, naftalina, cartolina e pasta.
Organização de sala
Reúna as crianças em roda durante as conversas e a leitura e em grupos para a pesquisa e produção escrita.
1ª Etapa
Faça uma avaliação inicial perguntando para as crianças o que sabem sobre o tema a pedido que desenhem o que conhecem. Observe o que eles sabem sobre morfologia, alimentação e hábitos dos insetos. Examine as informações que provem da observação dos bichos ou de representações em livros ou em desenhos animados. Esses últimos, muitas vezes não são fieis a realidade. Escolha com as crianças os tipos que serão estudados, evitando os que causam perigo.
2ª Etapa
Leia revistas e livros especializados em voz alta e reserve dois dias para a exibição de um documentário e um desenho animado. Apresente em seguida, livros de literatura infantil que tenha insetos como personagens, comparem com os textos informativos para corrigir e confirmar as ideias iniciais. Para orientar a pesquisa, crie uma ficha para cada bicho, que deve ser preenchida com os seguintes dados:
Estrutura física, habitat, alimentação, reprodução, ciclo de vida e importância ou danos ao meio ambiente. Tire copias e distribua para as crianças. Reproduza essa estrutura de registro no quadro e peça que a garotada preencha as lacunas.
3ª Etapa
Solicito que as crianças coletem insetos em casa, orientando-as a colocá-los em sacos transparentes ou em recipientes inquebráveis com furos, incentive-as também a caçar alguns no jardim da escola.
Em sala, transfira os bichinhos para potes de vidro e os alimente, baseando-se nas pesquisas sobre os hábitos alimentares.
4ª Etapa
Para montar o inventário é preciso matar os bichos e secá-los. Primeiro, coloque um chumaço de algodão umedecido em álcool dentro de cada pote de vidro durante duas horas.
Os animais devem ser colocados sobre uma placa de isopor e ela dentro de uma forma. Leve ao forno durante 15 minutos, a uma temperatura de 18°C com aporta um pouco aberta, os menores como cupim podem ser colocados no sol por duas ou três horas. Depois de seco, remova-os com um alfinete espetando o tórax, para outro isopor colocando em uma caixa de papelão com bolinhas de naftalina para evitar fungos, bactérias e ataques de predadores. No caso dos menores, use apenas cola para fixá-los e identifique-os com nome cientifico, habitat, ciclo de vida e tipo de reprodução.
Produtos finais
Insetário.
Livro informativo.
Seminário
Monte junto com as crianças um livro sobre o projeto. Para o livro, sugira que elas mesmas desenhem os insetos junto às escritas e os relatórios em uma pasta (se possível, mande encadernar).
Marque uma data para que as crianças socializem os conhecimentos com os colegas, os familiares e a comunidade, montando uma exposição e ensaiando com elas a apresentação. Divida a classe em grupos de modo que cada um se responsabilize pela explicação de um inseto. Oriente a elaboração de cartazes com desenho e informações sobre os bichos pesquisados. Deixe exposto o livro e o insetário.
Avaliação
Registro em fichas individuais comentários feitos durante as atividades. Compare também os desenhos iniciais com ilustração final dos cartazes. Observe o que os pequenos aprenderam no dia do seminário e se sabem responder as questões dos convidados.

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