quarta-feira, 17 de abril de 2013

Projetos para ensino fundamental I e II

Trabalhando Com Projetos (Ensino Fundamental I e II)




O que vem a ser um projeto? O termo “projeto”, segundo Holden & Rogers, “... frequentemente, é usado para descrever atividades razoavelmente complexas que exigem tempo e recursos durante e fora das aulas. É frequentemente usado para designar atividades fora da sala de aula, que podem ser feitas somente em um meio onde a comunicação ocorre em inglês”.


Usando o termo “projeto” para descrever:


• atividades feitas em sala de aula que requeiram dos alunos conhecimentos gerais e informações para fazer algo em inglês;


• atividades feitas fora da sala de aula que exijam que os alunos coletem informações (frequentemente na sua própria língua) e as tragam para a sala de aula.


Um projeto simples para ajudar os alunos a aumentar seu vocabulário em inglês pode ser o de apresentar o assunto em um cartaz, preparado pela classe. Há muitas palavras utilizadas normalmente no dia-a-dia que são provenientes da língua inglesa e que usamos sem perceber, como: xampu, site, scanner, disco, hambúrguer, bar, etc. Um projeto de classe pode ser a confecção de um painel reunindo todas as palavras em inglês que os alunos encontraram fora da sala de aula. Pode ser um projeto simples ou complexo, apenas uma lista de palavras ou ilustrações com elaborações de sentenças.





O objetivo de um projeto como este é estimular os alunos a fazer uma ligação entre a sala de aula e o mundo exterior, além de ajudá-los a fazer a relação entre o inglês e a língua materna.
Os projetos que atingem os objetivos propostos e transformam a aula em sucesso são planejados, geralmente, para ampliar os horizontes intelectuais dos alunos, oferecer oportunidades para o uso do inglês fora da sala de aula e permitir aos alunos que façam sua pesquisa dentro de suas áreas de interesse.


O problema recorrente para a maior parte dos professores é tornar o conteúdo a ser trabalhando em uma aula interessante para todos os alunos e proporcionar uma prática suficiente da língua, tendo normalmente duas aulas por semana em cada classe.


O uso de projetos pode estimular os alunos a trabalhar por si sós, concentrando-se em seus próprios interesses, mesmo fora do horário de aula, podendo propiciar motivação do aluno, progresso individual do aluno, tempo disponível para o inglês e cultura geral.


Para utilizar um projeto de livro didático ou para elaborar um projeto próprio o professor deve refletir sobre alguns pontos.






Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/idiomas/artigos/17949/trabalhando-com-projetos-ensino-fundamental-i-e-ii#ixzz2QjbMruFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário