Adição e subtração em pequenas expressões!
Após as crianças entenderem que adição significa acréscimo e
subtração implica em diminuição, é chegado o momento de introduzir pequenas
expressões que mesclam as duas operações.
De forma progressiva, como eles já passaram por operações
simples que envolviam dois numerais, dá para ampliar o conhecimento infantil
com pequenas expressões, que irão exigir a adição de dois termos e a subtração
de um terceiro. Dessa forma, além de desenvolverem o cálculo, eles também
entrarão em contato com três propriedades de adição:
1. Comutatividade - Se mudarmos as parcelas de lugar na
adição, o resultado não se alterará: 9 + 2 =11, da mesma forma que 2 + 9 = 11.
2. Elemento Neutro - Na adição, o zero é considerado
elemento neutro, assim, qualquer número adicionado a zero tem como resultado o
próprio número: 0 + 9 = 9; 7 + 0 = 7.
3. Fechamento - Quando adicionamos dois ou mais números
naturais, o resultado sempre será um número natural: 4 + 6 + 8 = 18.
Já no caso da subtração, eles deverão perceber que, no
conjunto dos números naturais, a diferença só existe quando o primeiro número
(minuendo) for maior ou igual ao segundo (subtraendo): 10 - 1 = 9; 10 - 10 = 0.
Proposta
lúdica de trabalho
Que tal deixar as
próprias crianças montar as pequenas expressões por sorteio? Em lojas populares
e livrarias há kits que trazem números e sinais em quantidade suficiente para o
desenvolvimento da atividade. Separe-os em dois saquinhos, um de adição e outro
de subtração. Divida a turma em duplas. Dê a cada uma delas, um sinal de
adição, um de subtração e um de igualdade. Depois, faça com que uma criança da
dupla sorteie dois números para a adição e, a outra, apenas um, para a
subtração. Observe:
► Se a
primeira criança sortear 3 e, em seguida, 4, ela estará compondo a primeira
fase da expressão: 3 + 4.
► Já a
segunda sorteará mais um número, o da subtração. Supondo que esse número seja o
1, a expressão se completa: 3 + 4 - 1.
► Após
tal procedimento, a resolução deve partir delas próprias que, pela lógica,
deverão fazer a adição e, logo após, a subtração, para obter o resultado
correto da expressão: 3 + 4 - 1 = 7 - 1 = 6.
► Em
caso de dúvidas, transporte os números sorteados para lousa e estimule os
alunos a pensar na resolução, sem oferecer o resultado em hipótese alguma.
Avaliação
em matemática
A avaliação é um instrumento utilizado em toda a sociedade,
e ajusta de certa forma, as relações entre os indivíduos que fazem parte de um
mesmo grupo e até de grupos distintos. Não obstante, ela está presente na
seleção de mercado para suprir vagas de empregos, para garantir que os melhores
produtos cheguem ao consumidor, para viabilizar uma melhora em tratamentos de
saúde, para admissão de indivíduos em determinados grupos sociais ou em qualquer
empreendimento realizado na sociedade atual.
Enfim, a avaliação
está presente no cotidiano das pessoas, está presente na sociedade,
justificando-a e de certa forma.
Nesse sentido, avaliar é estabelecer uma comparação entre o
desejado e o realizado, é comparar o que se propõe nos objetivos com o que se é
capaz de realizar, ou seja, avaliar consiste em julgar ou determinar a validade
ou a qualidade de alguma coisa. Na escola, a avaliação, supõe-se que seja o
juízo racional que o professor emite sobre a globalidade do trabalho de um
aluno, durante um período determinado de tempo, nesse caso a avaliação é uma
tarefa completa que serve para tomar decisões na educação.
Neste contexto, a escola hoje, ainda não avalia a
aprendizagem do aluno, mas sim o examina, ou seja, denomina-se essa prática de
avaliação, mas de fato o que se pratica são exames. As avaliações de Matemática
em muitas escolas seguem sendo feitas com instrumentos tradicionais, ou seja,
usa-se as avaliações tradicionais como instrumento exclusivo para recolher
dados sobre o andamento do processo. Nesse tipo de avaliação os alunos devem
mostrar seus domínios sobre eixos, destrezas e definições que constituem os
aspectos mais elementares e simples do conhecimento matemático.
Uma avaliação como aquela que é usada, segue tratando-se de
um processo terminal, limitada em sua análise, que empobrece o valor do
conhecimento e faz com que o professor siga sendo basicamente um portador e
transmissor de conhecimentos. A avaliação baseada somente nos testes, não
valoriza o conhecimento prévio dos estudantes e esconde as concepções errôneas,
assim os estudantes baseiam suas condutas em simples repetições.
É importante
compreender que provas tradicionais somente medem alguns aspectos do conhecimento
matemático, nada dizem de outros aspectos como a perseverança e as atitudes,
nem a capacidade para aplicar os conteúdos a situações reais. Esse tipo de
avaliação, que é usado hoje em grande escala, baseia-se em considerar que um
evento é o processo de aprendizagem e outro é o sistema de avaliação, ou seja,
em muitas aulas se ensina, passa-se o conteúdo e em uma ou poucas aulas, se
avalia, separando momentos que devem ocorrer juntos.
Por outro lado, as novas perspectivas de avaliação em
Matemática pressupõem uma participação mais efetiva do aluno em seu próprio
processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, ele passa a ser mais
responsável por seu rendimento, por sua evolução e por que não dizer, por sua
aprendizagem. Acredita-se que o ensino da Matemática e sua avaliação devem
fazer parte de uma ação conjunta, que não sejam feitas em momentos distintos,
pois somente dessa maneira podem-se garantir melhores resultados do que aqueles
encontrados atualmente.
Atividades propostas são varias;
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